O Zodíaco da Astrologia Ocidental

Zodíaco (do grego, ‘’zoon’’, ou animal) é uma faixa imaginária do firmamento celeste que inclui as órbitas aparentes da Lua e dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. As divisões do zódiaco representam constelações na astronomia e signos na astrologia.

O zodíaco da astronomia

As constelações incluídas no caminho aparente do Sol em seu trajeto anual compõem o zodíaco sideral.

O zodíaco da astrologia

O conceito de zodíaco tem interpretações diferenciadas nas astrologias ocidental, chinesa e védica.

Na astrologia Ocidental, o Zodíaco é representado como uma circunferência onde estão colocados os planetas da forma como se apresentavam no céu no momento do nascimento do assunto estudado (que pode ser uma pessoa, cidade, País, etc) – Este é o "Mapa astrológico" da pessoa ou evento.

Os 360 graus da circunferência estão divididos em 12 signos zodiacais (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) e cada um é regido por um planeta (Marte, Vênus, Mercúrio, Lua , Sol, Mercúrio, Vênus, Plutão, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, respectivamente).

Ao mesmo tempo, este espaço também está dividido em 12 "casas zodiacais", cada uma relacionada a assuntos específicos da vida analisada. Cada uma destas casas também é relacionada ("regida por") um dos signos acima. As casas representam as 24 horas do dia.

No mapa astrológico de uma pessoa ou evento, o signo que ocupa a cúspide de cada casa, isto é, que está "passando" sobre cada casa, depende do horário e local de seu nascimento. Por ex.: Se a pessoa nasceu ou o evento aconteceu, entre 4 e 6 horas da manhã,no Rio de Janeiro, Brasil, a casa 1 estará em Áries. Entre 2 e 4 horas, será Touro, e assim por diante.

O signo na cúspide da casa 1 é o chamado signo ascendente, fator importante do mapa, relacionado às características da personalidade do sujeito.

Enfim, os signos nas casas, a posição dos planetas no mapa e nas casas, o aspecto astrológico– relação geométrica – entre os planetas (por ex.: se um planeta está à 1 grau de distância de outro planeta – dando a impressão de muita proximidade ao serem observados da Terra – eles estão em "conjunção" entre si), aspectos entre os planetas e certos pontos importantes no mapa e outros elementos ou pontos do mapa estudados (roda da fortuna, nódulo lunar,etc) , são relacionados a aspectos da vida e da personalidade do ser analisado.

Fonte:Wikipédia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s