Aroma e Velas: Uma união nota 10!

Aroma e Velas: Uma união nota 10!

 

Os aromas estão na moda. Cada vez mais os terapeutas, decoradores e consumidores estão utilizando os óleos essenciais na sua vida, trazendo saúde e bem estar para dentro de sua casa ou ambiente de trabalho. Aromatiza-se um ambiente, juntando aos óleos essenciais e parafina. Isso mesmo: são as velas que agora chegam com o poder de iluminar e dar cheiro ao ambiente. 
Ao contemplar a luz de uma vela sentimo-nos mais calmos e podemos chegar a momentos especiais de contemplação. Com o uso de óleos criamos uma agradável atmosfera e, também, desinfetamos o ambiente, prevenindo a propagação de vírus e bactérias e energias estagnadas, pois muitos óleos têm propriedades antibactericidas, antiviróticas e energéticas.
Existem várias maneiras de se aromatizar os ambientes, a mais simples é colocar flores secas aromatizadas em um potpourrit, ou colocar gotas de óleo essencial na água fervida. Porém as novidades estão na luz de velas, que além de proporcionarem momentos de bem-estar provocam um estado de espírito leve e desestressado.
 Os que desejam um efeito maior da aromaterapia podem utilizar difusores elétricos, que espalha a fragrância no ar sem o aquecimento do óleo. Dessa forma, se sente melhor o cheiro, e retêm-se mais as propriedades.
Dicas para esse mês:
Se você tem hóspedes em casa, use óleos de cozinha ou temperos e especiarias, pois estimulam o apetite e favorecem a digestão. Que tal o uso do alecrim para dar uma energizada no ambiente? Ou o uso do manjericão, que além de maravilhoso tem o poder de deixar o ambiente com cheiro fresco e agradável das colinas da Toscana Italiana. Outra dica é o uso de alfazema depois da ceia. Acenda uma vela com os amigos durante uma conversa à noite. A alfazema é ótima para fortalecer o lado emotivo. Com certeza todos ficarão calmos e felizes com o término do jantar em sua casa.
Ø Para não deixar que os hóspedes fiquem muito cansados, e sem energia após o jantar, o alecrim e o manjericão estimulam a boa conversação.

Outras dicas de aromas:

Veja abaixo o efeito de alguns aromas em seu corpo e mente.

Cuidado: As velas somente produzem efeito quando feitas e misturadas com óleos essenciais. Essências sintéticas produzidas especialmente para dar cheiros às velas mais comuns não produzem quaisquer efeitos terapêuticos.
ÓLEOS ESSENCIAIS REVIGORANTES:
Indicado  nos casos de cansaço físico e mental, fadiga e desânimo.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Possui  propriedades anti-sépticas e estimulantes, além de ter ação revigorante e refrescante. Na cosmética, é excelente tônico para o couro cabeludo e para solucionar problemas como queda de cabelo e caspa. Seu aroma é forte (de especiarias) e um pouco canforado.

Canela (Cinnamomum zeylanicum)
Com  aroma quente e picante, pela ação estimulante e afrodisíaca.

Citronela (Cymbopogon nardus)
Além da reconhecida ação desodorizante e repelente de insetos, possui ação estimulante e refrescante. Seu aroma é semelhante ao do eucalipto e é sanar estados de gripe, sinusite e cansaço.

Eucalipto (Eucalyptus globulus)
Possui efeitos revigorante e animador, libera e estimula a mente. Seu aroma fresco, balsâmico e canforado é benéfico no alívio de estados de gripe e resfriado. O poder descongestionante deste óleo também ajuda a atenuar sinusite e dores de cabeça..

RELAXANTES:
São auxiliares nos casos de depressão, ansiedade e insônia.

Bergamota (Citrus bergamia)
É eficiente para casos de depressão porque seu efeito refrescante e animador auxiliam no equilíbrio do sistema nervoso. Previne, ainda, contra a insônia.

Capim-limão (Cymbopogon citratus)
Possui propriedades anti-séptica e bactericida; características tônicas e estimulantes em todo o organismo. Indicado nas dores de cabeça e enxaquecas porque confere ação refrescante e desodorizante.

Cedro (Cedrus atlântica)
Devido ao seu efeito calmante, atua contra à tensão, ao stress e à ansiedade. Com função calmante sobre a pele, sendo muito utilizado em produtos para peles sensíveis. Seu aroma é lenhoso, profundo e um pouco balsâmico.

Laranja Doce (Citrus sinensis)
É muito útil no tratamento da insônia por ter poderes calmantes e refrescantes. O cheiro é delicioso e muito usado na cosmética para inibir rugas pelo alto teor de vitamina C.
Lavanda (Lavandula officinalis)
É o óleo mais utilizado na Aromaterapia devido à versatilidade de combinação com qualquer outro e à ampla gama de atuação física e psicológica. Possui efeito regulador do equilíbrio energético, promovendo a harmonia do corpo e da mente. No plano emocional, é animador, confortante, alivia o stress, a ansiedade e a depressão, o que traz grande benefício no tratamento da insônia. Associado a outros ativos naturais, é muito utilizado na Cosmetologia, pelas propriedades anti-séptica, cicatrizante e rejuvenescedora da pele.

CALMANTES
Auxiliares nos casos de irritabilidade, nervosismo e stress.

Cipreste (Cupressus sempervirens)
ótimo para atuar contra a insônia, pois ajuda a despreocupar a mente e a prepará-la para o sono. Também indicado contra irritabilidade, nervosismo e ansiedade. Este óleo atua com eficiência nos tratamentos de pele por seus efeitos adstringente e cicatrizante. Possui aroma lenhoso profundo, semelhante ao das florestas de coníferas das regiões montanhosas.

Limão (Citrus limonum)
Um aliado ao combate da ansiedade. Com propriedades calmante e refrescante, ajuda no aumento da capacidade de concentração. Também recomendado para inalações e para aliviar os efeitos de infecções das vias respiratórias.
 

Ylang-Ylang (Cananga odorata)
Tem o poder de acalmar os estados de nervosismo. É fundamental na ajuda àqueles que sofrem de problemas sexuais, pois seu efeito calmante e relaxante lhe confere a fama de afrodisíaco.

 ESTIMULANTES:
Auxiliam na concentração, na memória e criatividade.

Funcho (Foeniculum vulgare)
As propriedades do funcho são reconhecidas há muito tempo como anti-sépticas, antiespasmódicas e levemente diuréticas. É utilizado como estimulante da digestão e em massagens abdominais, contra as cólicas menstruais.

Mandarina (Citrus nobilis)
 Tem aroma refrescante e adocicado, semelhante ao da laranja. O delicado óleo é estimulante do apetite, serve para limpar e equilibrar o organismo e atua como tônico digestivo.

Michele KS

Biografia do Autor

É administradora de formação, porém sempre atuou no ramo esotérico. Há mais de 15 anos quando iniciou suas atividades lendo tarôt e atendendo com reiki decidiu largar a profissão de administradora e seguiu viagem pelo mundo para conhecer novas culturas e pessoas com intuito de se autoconhecer. Hoje atua como aromaterapeuta (produzindo velas para aromaterapia), instrutora (cursos de tarôt e de velas) e proprietária da Vitaluz entende que existe para proporcionar o bem-estar às pessoas através da luz, do aroma e do auto-conhecimento. Para maiores informações acesse http://www.vitaluz.com.br ou fale diretamente com ela pelo e-mail:(41) 30165331/92080140.
michele@vitaluz.com.br

Fonte: Site OI

3 Respostas para “Aroma e Velas: Uma união nota 10!

  1. Olá… Fiquei  encantada com seu blog…
    EU li todas as postagens. Como é lindo o
    Mundo Mágico!……
       Eu até copiei o significado das cores e o meu
    horóscopo, o meu é Boiúna.
     
              Parabéns!!!  Uma ótima semana pra ti!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s