MAIS UM POUCO DE HALLOWEEN

Halloween original e cópia



A denominação Halloween tem origem católica e é uma contração da expressão "Ali Halíows Eve", ou seja, Véspera do Dia de Todos os Santos. Este termo cria uma linha tênue em relação ao seu significado original, pois em países como o Brasil a denominação da festa está relacionada às perseguições realizadas pela Igreja Católica durante a Idade Média. Os católicos mandavam para a inquisição todos os que estivessem envolvidos em práticas de curandeirismo ou ao paganismo. Mesmo se ela fosse apenas suspeita, era enviada ao julgamento no tribunal do Santo Ofício.

EUA

Nos EUA, o Halloween possui muitas e diferentes versões. Uma delas diz que a festa é amaldiçoada e que as pessoas eram sacrificadas durante a noite do dia 31.

As versões mais "leves" dizem que a data comemorativa tem mais de 2500 anos e era celebrada pelo povo Celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

De acordo com a seita Wicca – saiba mais no Revistão -, a celebração, com doces, brincadeiras e bebidas como o ponche, significa um novo período de vida que deve nascer e, assim, os mortos descansariam em paz.

Nos Estados Unidos é muito comum ver crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes e gnomos, entre outras criaturas, carregando abóboras iluminadas com velas, batendo de porta em porta com a clássica pergunta "Treats or Tricks?", – doces ou travessuras.

Por estar relacionada à morte, o Halloween resgata elementos e figuras assustadoras, como fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens famosos como Drácula e Frankestein.

Brasil

No Brasil, o termo Halloween foi substituído por Dia das Bruxas e é comemorado no mesmo dia da festa original americana – 31 de outubro. Esta data foi adicionada no calendário de grande parte dos países ocidentais, que absorveram diversos aspectos culturais, como decoração, vestimentas, filmes, músicas e até alguns rituais.

Mesmo sem motivos exatos para a vinda do Halloween ao Brasil, há muitos anos o país tem se deixado influenciar pelos diversos aspectos desta celebração, que não faz parte da cultura nacional. É comum ver dezenas de escolas, clubes, shopping centers e casas noturnas decoradas com monstros, fantasmas e abóboras.

Por outro lado, o país do carnaval não costuma celebrar o dia do Folclore, uma de suas datas mais tradicionais. Geralmente, são as escolas infantis que lembram da data – 22 de agosto – e realizam pequenas comemorações.

Aqueles com uma visão nacionalista acreditam que essa invasão seja fruto da grande influência do imperialismo cultural dos Estados Unidos. As escolas de inglês também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam o dia como uma maneira de vivenciar com os estudantes a cultura e tradição norte-americana.

Depois do carnaval, o Dia das Bruxas registra o maior número de vendas em lojas especializadas no Brasil. Enquanto abóboras, monstros e corpos mutilados enfeitam as paredes de diversos lugares, muitos brasileiros defendem que o Halloween é uma afronta aos símbolos e a soberania nacional, além de não ter nada a ver com a cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado.

Foi pensando dessa "nacionalização" cultural que o município paulista de São Luiz do Paraitinga, a 170 quilômetros da capital, decretou no mesmo dia 31 de outubro o Dia do Saci. A medida foi uma forma de protestar contra a crescente presença da cultura norte-americana na cidade.

 FONTE:SITE MSN/PEPSI.COM

2 Respostas para “MAIS UM POUCO DE HALLOWEEN

  1. OI
    bRUXINHA!!
    teu blog ta de mais
    o halloween deve
    ter favorecido muito
    o teu space ,fala de bruxas.
    Ah tivemos festa halloween
    certo halloween nem passou
    hoje e dia 30
    espero que teu
    halloween seja otimo
     
    Muitas festas,  diversoes, e sustos
    no seu halloween
     
    beijAO!!

  2. Boa tarde,
    estava dando umas voltas por aí e vim fazer-lhe  uma visitinha .
    Adorei seu espaço.
    Parabéns pelo bom gosto.
    Tenha um ótimo final de semana .Ficarei contente com a sua visita no "MEU CANTINHO".
    BJKS
    Catarina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s