Ritual de Purificação Xamânico

Ritual de Purificação Xamânico

 

Antes que uma pessoa possa passar por uma sessão de cura, ou curar outra, deve limpar-se de todos os sentimentos maus, pensamentos negativos, espíritos maus ou energia negativa . Limpeza física e espiritual ajuda as energias curativas a virem desobstruídas.

Homens de Conhecimento dizem que toda a cerimônia, grupal ou individual, deve ser feita de bom coração, de modo que possa rezar, cantar, dançar de maneira sagrada, ajudada por bons espíritos.

Segundo ensinamentos da Roda Medicinal:

Caminho Espiritual – Limpeza:

No nível físico limpeza é desintoxicar o corpo da bebida, comida, cigarros, remédios. Para nos livrar das impurezas que não permitem ter saúde.

No nível mental serve para livrar-se de velhas idéias. Desprender nossa consciência de formas pensamentos inadequadas.

No nível emocional provoca catarse porque começa a trabalhar emoções que estão bloqueadas em nós. Ajuda a nos livrar de conceitos errados e abrir os sentimentos das pessoas. Quando quisermos queimar ou enterrar nossos lixos emocionais é no Caminho da Limpeza que se vai.

No nível espiritual: Ajuda no conceito do que é Sagrado. Deve-se ir para esta posição quando estiver pronto para se livrar de antigos conceitos obsoletos.

CAMINHO ESPIRITUAL PUREZA/PURIFICAÇÃO

Físico: Ser saudável. Olhar para o mundo com os olhos de uma criança. Lugar para purificar o corpo.

Mental: Lugar para se livrar dos preconceitos, conceitos errados, cinismo, sarcasmo.

Emocional: Ser honesto, espontâneo, receptivo, íntegro. Lugar de equilíbrio e auto-realização.

Espiritual: Nosso encontro com o Eu Superior, com a alma. Buscar Essência divina. Não ser desconfiado.

São várias as formas de purificação e limpeza: fumaça, banhos, passes, alimentação, recolhimentos, calor, etc.

A Fumaça de limpeza é a mais antiga e é também a mais popular do meio xamânico, para purificar pensamentos, sentimentos e espíritos. O efeito é sempre melhor, se utilizarmos o material apropriado, conchas e turíbulos com carvão.

Apenas por vivenciar nosso dia-a-dia podemos atrair energias, não procuradas, para achar um lugar em nossos corações, as frustrações, ciúmes, raiva, inveja, etc, que atacam os humanos. Então é necessário limpar a nós mesmos de tempos em tempos, e, mais especialmente, antes de irmos para um trabalho com qualquer poder medicinal. Nossas irmãs verdes, as plantas, têm o poder de limpar o coração,mente, corpo, espírito.

A fumaça restabelece equilíbrio e harmonia, transformando a energia através do fogo e purificando com a essência de uma planta. Cria um processo físico, pensamento externo, espelho interno ou processo espiritual de equilíbrio e restauração de harmonia.

Muitas plantas são usadas para este fim. As mais conhecidas aqui no Brasil são as famosas ervas da Jurema : alecrim, arruda, alfazema, guiné, benjoim e outras. Vamos conhecer algumas de outras culturas:


Palo Santo (Pau Santo) : conhecido também como a madeira sagrada é um incenso aromático de madeira natural usado por séculos pelos Incas como remédio espiritual para purificação,m limpeza e para proteção contra maus espíritos. É usado frequentemente em cerimônias de Ayahuasca.


Copal: A resina do Copal era usada ritualisticamente por séculos. Os pedaços cristalizados da resina do copal são colocados no carvão de lenha ardente que produz um fumo grosso, doce. A resina do Copal é queimada em cerimônias de proteção, limpeza e de purificação.


Salvia Branca: Para limpar maus sentimentos, más influências, para bloquear a entrada de maus espíritos .Purifica os objetos cerimoniais.Oferece a força, a sabedoria e a clareza da finalidade.


Cedro: Leva nossas preces ao Criador, evoca bons espíritos, queima as energias negativas e invoca as positivas. O espírito do cedro é considerado muito antigo e sábio por tribos do Pacífico Noroeste. É da árvore da vida e é queimado para expulsar forças negativas.


Grama Doce (Sweetgrass): Vem trançada como uma trança de cabelos. É queimada geralmente encostando em brasas ou pedras quentes. A grama doce traz os espíritos bons e nas influências boas. Como o cedro, grama doce ardente leva preces até o criador .Representa a bondade e é queimada para permitir que os espíritos bons entrem.


Sagebrush : é uma espécie de artemísia, é ideal para limpeza e purificação de quartos e espaços de casa e escritórios, criando uma aura protetora.


Sândalo: Usado há mais de 4.000 anos para cura, proteção e para elevação espiritual . Os místicos antigos usavam para estimular e ativar os centros psíquicos e os ajudar na meditação, para acalmar os nervos, ativar a sexualidade.


Frankincense (Olíbano): Juntamente com a Mirra, já foi considerado valioso como o ouro (Ouro, incenso e mirra). Usou-se para embalsamar os corpos dos faraós. Esta resina é usada para limpeza e para proteger a alma, para suavizar depressão e promover clarividência.


Mirra: Esta resina ajudar a um manter um estado do alinhamento Também conecta o espírito da juventude. Para espiritualidade, magia , meditação, paz, proteção, purificação.


Tabaco: sem dúvida uma unanimidade em todas as práticas xamânicas, para purificação, limpeza, proteção, elevação, agradecimento aos espíritos da natureza, exorcismo, bênçãos, passes.

O Sweetgrass,Cedro e Saliva Branca juntas, são consideradas pelos nativos americanos, como a mais completa purificação.

Na cerimônia de limpeza e purificação dos nativos norte americanos, as ervas são depositadas em uma concha (abalone), que representa o Elemento Água, onde é pedida a purificação do corpo emocional.

A própria erva representa o Elemento Terra onde invoca-se a purificação do corpo físico e abertura dos caminhos para prosperar na matéria.

O Elemento Fogo é representado por ele próprio no momento da queima, nas brasas, e purifica o corpo espiritual.

Uma pena de ave, ventila e espalha a fumaça, representando o Elemento Ar e purifica o corpo mental, os pensamentos.

Muitas pessoas falam aos espíritos da planta:
– Espírito do Cedro. Possa eu, ser limpo de pensamentos negativos e sentimentos.
– Possa meu coração ser puro novamente. Que eu consiga caminhar em equilíbrio e harmonia.
– Espírito da Saliva ! Limpe-me de raivas do……Pode-se pedir limpeza para medos, aborrecimentos, duvidas, preocupações, etc.

Algumas purificações são feitas com bastões de ervas, nas próprias brasas da fogueira cerimonial e em turíbulos, com resinas, pó de sândalo, tabaco e Pau-Santo. O Tabaco, além da purificação, é usado para dar agradecimentos. É oferecido às pessoas idosas na troca para o conselho e a informação. É oferecido também aos espíritos e guardiões.

Muitas outras ervas são usadas ao redor do mundo para esse fim. O simbolismo da cerimônia com fumaça é a purificação do espaço e dos participantes, banindo todas as energias não desejadas. Uma boa pratica de purificação também envolve os instrumentos cerimoniais.

Enquanto as ervas vão se iluminando o aroma perfumado alcança as narinas. As nuvens de fumaça levantam-se com a pena . O Corpo fica coberto com a fumaça perfumada, respira-se profundamente, inalando os efeitos.

Enquanto a fumaça abaixa em torno do corpo, afetaa pele e sentidos. O Corpo fica relaxado, limpo, abençoado mesmo. A vida interna é tocada; as emoções e memórias agitam.

Os pensamentos acalmam, inicia-se um relacionamento diferente com os arredores e cria-se o ambiente propício para o trabalho espiritual.

Harmonia – Amor – Paz e Luz!

Léo Artése

Biografia do Autor

Léo Artése é estudioso de Xamanismo. Sua bagagem cultural mescla escolas iniciáticas, artes marciais, oráculos, acupuntura e massagem, terapia corporal, yoga, ervas medicinais e aromaterapia, além de várias incursões em rituais sagrados no Brasil e exterior.São de sua autoria os livros O Vôo da Águia e O Espírito Animal. www.xamanismo.com.br
leoartese@xamanismo.com.br

Fonte:Site OI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s